AS DISPONIBILIDADES DE CAIXA INVESTIDAS PELO SETOR PÚBLICO: O ESTADO GARANTE O VALOR DO SEU DINHEIRO NO TEMPO?
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N1ART1470Palabras clave:
Finanças Públicas, Disponibilidades de Caixa, Investimentos, Valor do Dinheiro no Tempo, InflaçãoResumen
O presente trabalho analisa a garantia do interesse público, materializado na gestão dos recursos financeiros arrecadados e não gastos, ante a presença da inflação como fator de deterioração do poder de compra estatal. Na análise, realizada através de Simulação de Monte Carlo, foram utilizados retornos de diferentes investimentos possíveis, bem como diferentes indicadores de inflação, amplos e setoriais. Os resultados apontaram, majoritariamente, possibilidades significativas de perda de valor dos recursos ante aos índices de inflação. Verifica-se, portanto, a necessidade de uma adequada gestão para o melhor atendimento do interesse público no tocante à manutenção do valor do dinheiro no tempo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.