O PARADOXO DAS DISTÂNCIAS PSÍQUICA, CULTURAL E GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N1ART1980Palabras clave:
internacionalização, distância, psíquica, cultural, geográficaResumen
O presente artigo tem como objetivo avaliar a influência da distância psíquica,cultural e geográfica sobre o processo de internacionalização das empresascearenses. Dessa forma, realizou-se breve análise acerca do comércio exteriordo estado do Ceará durante os anos de 2010, 2011 e 2012, com o fito deavaliar o nível de influência dessas percepções sobre as exportaçõescearenses. Utilizou-se o método analítico descritivo, fundamentado em pesquisabibliográfica e em dados secundários. O resultado revela que outros fatorespodem influenciar a internacionalização das empresas além das variáveis retromencionadas, sinalizando que o paradoxo mencionado em pesquisas internacionaisnão se aplica ao mercado exportador do estado do Ceará.Descargas
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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