O PARADOXO DAS DISTÂNCIAS PSÍQUICA, CULTURAL E GEOGRÁFICA

Autores/as

  • Paulo César Torres Rodrigues Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Emanuel Lucas de Almeida Bezerra Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Natália Falcão Cavalcante Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N1ART1980

Palabras clave:

internacionalização, distância, psíquica, cultural, geográfica

Resumen

O presente artigo tem como objetivo avaliar a influência da distância psíquica,cultural e geográfica sobre o processo de internacionalização das empresascearenses. Dessa forma, realizou-se breve análise acerca do comércio exteriordo estado do Ceará durante os anos de 2010, 2011 e 2012, com o fito deavaliar o nível de influência dessas percepções sobre as exportaçõescearenses. Utilizou-se o método analítico descritivo, fundamentado em pesquisabibliográfica e em dados secundários. O resultado revela que outros fatorespodem influenciar a internacionalização das empresas além das variáveis retromencionadas, sinalizando que o paradoxo mencionado em pesquisas internacionaisnão se aplica ao mercado exportador do estado do Ceará.

Biografía del autor/a

Paulo César Torres Rodrigues, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Professor do Curso de Graduação em Comércio Exterior, vinculado em Centro de Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Emanuel Lucas de Almeida Bezerra, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Aluno do Curso de Graduação em Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Natália Falcão Cavalcante, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Aluna do Curso de Graduação em Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Publicado

23/04/15

Número

Sección

Artigos