O PARADOXO DAS DISTÂNCIAS PSÍQUICA, CULTURAL E GEOGRÁFICA
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N1ART1980Mots-clés :
internacionalização, distância, psíquica, cultural, geográficaRésumé
O presente artigo tem como objetivo avaliar a influência da distância psíquica,cultural e geográfica sobre o processo de internacionalização das empresascearenses. Dessa forma, realizou-se breve análise acerca do comércio exteriordo estado do Ceará durante os anos de 2010, 2011 e 2012, com o fito deavaliar o nível de influência dessas percepções sobre as exportaçõescearenses. Utilizou-se o método analítico descritivo, fundamentado em pesquisabibliográfica e em dados secundários. O resultado revela que outros fatorespodem influenciar a internacionalização das empresas além das variáveis retromencionadas, sinalizando que o paradoxo mencionado em pesquisas internacionaisnão se aplica ao mercado exportador do estado do Ceará.Téléchargements
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