GLAMOUR OU TRABALHO ÁRDUO: SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DAS BLOGUEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N2ART6459Palabras clave:
Socialização Profissional, Identidade Profissional, Carreira, Blogs, Mídias Sociais.Resumen
Este estudo objetiva investigar como acontece a socialização profissional de blogueiras, baseando-se na teoria de Hughes (1958) e Dubar (2005). Buscou-se investigar as motivações e formas de inserção profissional, verificar como a profissão é percebida, enquanto modelo idealizado e modelo real de profissão e, ainda, explorar as percepções acerca das possibilidades de carreira. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, descritiva, realizada com entrevistas semiestruturadas junto a 15 blogueiras. Os resultados apontam que a inserção ocorreu a partir de interesses que surgiram por acompanhar outros blogs como leitora ou a partir da necessidade de escrever sobre assuntos do seu interesse. O modelo de profissão construído pela idealização de uma profissão fácil, em oposição a uma atividade real, que exige muito trabalho para conquistar público e conseguir parcerias. Finalmente, reconheceu-se que no trabalho desenvolvido com blogs demanda conhecimentos técnicos e práticos para o alcance do desenvolvimento da carreira em mídias sociais.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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