PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA FUNDADORA, SOBRE A EXISTÊNCIA E A PRESERVAÇÃO DAS DIMENSÕES DA RIQUEZA SOCIOEMOCIONAL
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2024V23N1ART10011Mots-clés :
Empresas Familiares, Riqueza Socioemocional, Visão Baseada em Recursos, Governança Corporativa, EstratégiaRésumé
O objetivo deste artigo foi analisar a percepção da família fundadora, sobre a existência e a preservação das dimensões da riqueza socioemocional (SEW). Esta pesquisa é do tipo exploratória, descritiva e de natureza aplicada. Utilizou-se o método qualitativo, com a técnica de análise de conteúdo nas entrevistas realizadas com os membros da família fundadora que atuam na empresa usando as dimensões FIBER para identificar a riqueza socioemocional. De acordo com a percepção dos familiares, os Laços Sociais são representados por um Instituto mantido pela família, o qual contribui para uma educação de qualidade para crianças e jovens em todo o país. As dimensões ligadas à marca, sendo a dimensão I, relacionada ao nome da família, e a dimensão E, ao apego emocional, também se mostraram fortes na análise. Assim, a família fundadora percebe a existência e se ela preserva as dimensões da riqueza socioemocional para tornar a empresa diferenciada e estrategicamente valiosa diante das demais empresas. O estudo aplica a teoria de riqueza socioemocional utilizando o método FIBER para a análise das respostas dos entrevistados. O estudo contribui com elementos importantes para a gestão, relacionando os laços familiares e a diferenciação estratégica das empresas familiares.
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