MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS:

O QUE DIZEM AS EXPERIÊNCIAS DAS SECRETARIAS ESTADUAIS / DISTRITAIS DO BRASIL?

Auteurs-es

Mots-clés :

mapeamento de competências, setor público, motivadores, benefícios, condicionantes da implantação

Résumé

Os estudos sobre gestão por competências no setor público vêm avançando, mas existe uma lacuna de investigações de experiências na esfera de governo estadual. Em função disto, o objetivo do artigo é descrever o estado atual das experiências das Secretarias Estaduais / Distritais Brasileiras no mapeamento de competências profissionais, destacando os principais motivadores, ações realizadas, modelos adotados, e fatores que influenciam o processo, além dos benefícios observados. Trata-se de pesquisa teórico-empírica, descritiva, com recorte transversal e abordagem quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários eletrônicos em amostra de 115 participantes de Secretarias Estaduais de 26 Estados Brasileiros. Os principais resultados foram: 69,9% não possui mapeamento de competências, principalmente pelo desconhecimento de metodologias na temática. Das que adotam, foram motivadas principalmente pela busca de melhorias na gestão de pessoas; a maioria possui nome e descrição de competência. Os principais facilitadores foram apoio da alta administração e alinhamento à estratégia; e os dificultadores foram a falta de equipe para conduzir o processo e falta de engajamento das pessoas. Os principais benefícios estão associados a possibilidade de desenvolver os profissionais às necessidades do trabalho para melhoria da prestação do serviço público.

Bibliographies de l'auteur-e

Lana Montezano, Universidade de Brasília

Doutora em Administração - PPGA UnB
Consultora da FGV Projetos
Pesquisadora da UnB

Joysse Vasconcelos França, Universidade de Brasília (UNB)

Mestrado em Administração - PPGA/UnB

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20/12/24

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