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TIKTOK, MARKETING VIRAL E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Auteurs-es

Mots-clés :

Rede social, TikTok, Comportamento do consumidor, Marketing viral

Résumé

Com o crescimento do comércio eletrônico após a pandemia de Covid-19, torna-se cada vez mais relevante observar as redes sociais em evidência e seus impactos no comportamento do consumidor. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a influência do TikTok no comportamento dos consumidores. Para isso, utilizou-se uma abordagem quanti-quali, com caráter exploratório e descritivo. A amostra foi composta por 160 participantes selecionados aleatoriamente. Os dados quantitativos foram analisados com o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, enquanto os dados qualitativos foram tratados pela análise de conteúdo temática de Bardin, utilizando o software MAXQDA. Os resultados apontaram que a geração Z é mais inclinada a aderir ao TikTok, destacando-se fatores como vídeos, conteúdos diversificados e algoritmos. Este estudo é relevante por permitir a observação das opiniões dos usuários do TikTok e, a partir disso, a criação de estratégias de marketing mais personalizadas para essa plataforma digital.

Bibliographies de l'auteur-e

Estela Maria Moraes Quaresma, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestranda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com formação complementar em Especialização em Gestão Estratégica de Negócios (UFPI) e graduação em Administração pela mesma instituição. Possui temáticas de interesse voltadas para: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental; Problemas Socioambientais e Desenvolvimento Sustentável; Diversidade e Inclusão no Ambiente Organizacional; Comportamento do Consumidor e Consumo Consciente.Atua com abordagens interdisciplinares, buscando integrar conhecimentos em gestão, políticas públicas e impactos sociais, com foco em pesquisas aplicadas que contribuam para práticas organizacionais e governamentais mais sustentáveis e inclusivas

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Professor

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicólogo pelo Centro Universitário Estácio de Teresina (CEUT). Professor efetivo do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e dos Mestrados Profissionais em Administração Pública (PROFIAP/UFPI) e Gestão Pública (PPGP). Membro permanente da Red Iberoamericana de Psicología de las Organizaciones y el Trabajo (RIPOT). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Gestão e Sustentabilidade (GESUS) e do Núcleo de Pesquisa em Psicossociologia, Trabalho e Estudos Socioambientais (NUPYTES) em parceria com a PUC-Minas. Desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Saúde Mental no Trabalho, Gestão Social, Gestão Pública, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Nomofobia e Gestão em Contextos de Crises, Emergências e Desastres.

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Publié-e

12/11/2025

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Artigos