A CONSOLIDAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS EM MERCADOS EXTERNOS
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N4ART1454Mots-clés :
Internacionalização. Consolidação. Pós-entrada. Construção pesada. Gestão estratégica.Résumé
Apesar dos esforços já realizados, são poucos os estudos que tratam da internacionalização de firmas em países em desenvolvimento e da permanência continuada de empresas em mercados externos. Este artigo pretende minimizar a carência de estudos na área, ao privilegiar a investigação da etapa de crescimento e consolidação pós-entrada no mercado externo. Objetiva-se descrever e analisar como ocorreu a consolidação no exterior de empresas brasileiras de construção pesada, que realizaram investimento direto, utilizando uma pesquisa conclusiva descritiva, coleta dos dados sob orientação qualitativa, com estudo de casos múltiplos em quatro construtoras brasileiras de grande porte: Andrade Gutierrez, Mendes Júnior, Norberto Odebrecht e Queiroz Galvão. Foi proposto um modelo teórico com quatro níveis de análise: macrocontexto, ambiente institucional, indústria e firma. Percebeu-se que a consolidação em mercados internacionais ocorreu, principalmente, por conta de fatores relativos à gestão estratégica, à resposta aos processos institucionais e à adequação às condições competitivas do setor.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.