CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE

APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO CLIENT-CENTRED CARE QUESTIONNAIRE NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Cuidado centrado no paciente, Estudo de validação, Qualidade da assistência à saúde

Resumo

O cuidado centrado no paciente é um dos seis atributos da qualidade em saúde estabelecidos pelo Institute of Medicine dos Estados Unidos, em 2001. Nesse modelo, o foco do cuidado é o paciente, que deve ser informado e participar ativamente das decisões sobre seu tratamento. O objetivo deste estudo foi validar o questionário Client-Centred Care Questionnaire (CCCQ) para avaliar a implantação desse modelo. O questionário passou pelas etapas de tradução, avaliação por um painel de especialistas, retrotradução, simplificação e validação. Foi realizado um pré-teste com 20 pacientes e, em seguida, aplicado a 143 pacientes ou acompanhantes com mais de 8 dias de internação. Os dados dos questionários foram analisados estatisticamente, utilizando métodos como Average Variance Extracted (AVE), alfa de Cronbach e confiabilidade composta. O estudo demonstrou que os pacientes percebem o modelo de cuidado centrado e se sentem parte do processo e poderá ser utilizado para avaliação periódica da evolução da implantação do modelo sob a perspectiva do paciente e das competências desenvolvidas pelos profissionais de saúde para o diálogo no cuidado centrado.

Biografia do Autor

Patrícia Lourdes Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto - UFMG. Mestra em Gestão de Serviços de Saúde - UFMG (2022) e Bacharel em Gestão de Serviços de Saúde pela UFMG (2015). Possui MBA em Gestão Hospitalar e Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Atualmente, é professora substituta do Departamento de Gestão em Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, atuando no curso de graduação em Gestão de Serviços de Saúde, além de lecionar no IEC PUC Minas e na Faculdade SENAC. Membro do Núcleo de Pesquisa Gestão em Saúde (NUGES) e realiza consultoria em saúde. Como pesquisadora, desenvolve estudos nas áreas de experiência e jornada do paciente, cuidado centrado no paciente, comunicação em saúde, ouvidoria, educação em saúde, mapeamento e gestão por competências, gestão de conflitos e saúde.

Renato Rodrigues da Silva, Universidade FUMEC (FUMEC)

Doutorando em Administração na Universidade FUMEC com pesquisa na área de inteligência artificial e gestão em saúde. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), especialista em Gestão de Pessoas e Negócios pela Faculdade Conquer (2025), especialista em Gestão Avançada em Compliance e Governança Corporativa pela PUC Minas (2025), especialista em Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Osvaldo Cruz (2018), em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário UNA (2015), e Gestão de Pessoas pela PUC Minas (2014). Graduado em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Experiência docente em curso técnico, graduação e pós-graduação (UFMG, Fundação Dom Cabral, PUC Minas, Santa Casa de Belo Horizonte e Fundação Pedro Leopoldo).

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Publicado

09/04/25