AS AÇÕES CURRICULARES E EXTRACURRICULARES DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

Autores

Palavras-chave:

Competências Empreendoras, Universidade, Desenvolvimento

Resumo

A educação empreendedora é baseada na conexão entre os aspectos teóricos e as demandas práticas da sociedade, visando desenvolver o aluno para que seja capaz de conduzir seus próprios empreendimentos. Dessa forma, o estudo questiona qual o impacto das ações de educação empreendedoras desenvolvidas na Universidade Federal da Fronteira Sul nos alunos do curso de Administração? Para tal, define-se como objetivo identificar as ações de educação empreendedoras, curriculares e extracurriculares, desenvolvidas na Universidade Federal da Fronteira Sul, para então averiguar o impacto das ações de educação empreendedoras desenvolvidas nos alunos do curso de Administração. Assim, o instrumento de coleta de dados foi enviado por email a todos os acadêmicos do curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó via coordenação e secretaria acadêmica, buscando realizar um censo para a pesquisa. O estudo demonstrou que o desenvolvimento das competências empreendedoras estão incorporadas tanto nos mecanismos formais de educação quanto nas atividades extracurriculares, sendo que as atividades extracurriculares são destaque ao possibilitar a prática dos conceitos aprendidos em sala de aula. Por outro lado, a pesquisa não aprofundou-se no desenvolvimento das competências empreendedoras voltadas às ações extracurriculares. Portanto, sugere-se que seja aprofundado como as empresas juniores, atléticas, centro acadêmicos e demais atividades extracurriculares podem contribuir com o desenvolvimento de futuros empreendedores.

Biografia do Autor

Nilara Izabel Von Fruauff Pavan, UFSC

Mestranda em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Data Science e Analytics pela USP/ESALQ e Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e em Marketing pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente participa como voluntária no grupo de pesquisa e extensão em empreendedorismo na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e pesquisa Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Competências Empreendedoras.

Ionaé Camila Zamboni, UFFS

Analista de Crédito no Sicoob Maxicrédito. Pós-Graduanda em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2022).

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, UFFS

Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Doutorado (2012) em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado (2008) e Graduação (2005) em Administração também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência profissional na área de gestão de pessoas, tendo atuado como Diretora de Gestão de Pessoas da UFFS em 2010/2011 e também atuou como Chefe de Gabinete de 2011-2016. Atua, em convênio, como Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Administração Universitária, Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Gestão da Inovação e Educação a Distância.

Humberto Tonani Tosta, UFFS

Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Coordenador Geral da Incubadora de Empresas - INNE, Coordenador do Programa de Extensão Empreende UFFS, pesquisador do Grupo Gestão Universitária em Foco e pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU. Pesquisa principalmente os seguintes temas: empreendedorismo, educação empreendedora, inovação e gestão universitária.

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20/03/24

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