O trabalho com a literatura infantil ao longo dos anos: aspectos históricos e didáticos
Palavras-chave:
Ensino, Literatura, Mediação literáriaResumo
Esse artigo pretende uma abordagem histórica sobre o processo de criação, atrelado ao ensino da literatura infantil e juvenil ao longo da história da educação básica. Para tal, apresentamos reflexões teóricas do campo da história da literatura e da infância em diálogo com o trabalho de mediação na escola. Assim, são explorados osaspectos relacionados com o conceito de literatura em uma perspectiva temporal, destacando a importância das mediações no processo de formação do leitor literário, bem como da leitura pautada em seus diversos suportes e formas tratando, inclusive, dos textos multimodais. Por fim, apresentamos algumas considerações para estimular novas reflexões sobre a temática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.