Métodos ativos como instrumento complementar de ensino para pós-graduação em anatomia humana: relato de experiência
Palavras-chave:
Anatomia, Metodologia, EnsinoResumo
O estudo da anatomia humana apresenta diversos desafios e a implementação de novas práticas pedagógicas visa melhorar e aprimorar o aprendizado e a fixação do conteúdo. Com isso, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de caso da utilização de uma metodologia ativa como instrumento complementar de suporte para o processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana no curso de especialização lato sensu em Anatomia do Aparelho Locomotor. Para o desenvolvimento das atividades, os estudantes foram divididos em grupos, em esqueleto natural, os ossos, articulações e músculos do tórax foram identificados e descritos. As estruturas ósseas foram marcadas com giz colorido e fotografadas e os músculos esquematizados com fios de lã coloridos. Relatórios escritos e verbais subsidiaram as atividades como parte elaborada pelos alunos. Observou- -se grande participação dos envolvidos, com enumeração e descrição das estruturas da parede do tórax. Como fechamento das ações um feedback foi fornecido a toda a turma por parte do docente. Conclui-se que as metodologias e práticas auxiliares de ensino em anatomia humana são ferramentas úteis para fomentar uma participação ativa dos estudantes, contribuindo para a soma de informações e conteúdos otimizando a construção de conhecimentos realizada pelos discentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.