Métodos ativos como instrumento complementar de ensino para pós-graduação em anatomia humana: relato de experiência
Mots-clés :
Anatomia, Metodologia, EnsinoRésumé
O estudo da anatomia humana apresenta diversos desafios e a implementação de novas práticas pedagógicas visa melhorar e aprimorar o aprendizado e a fixação do conteúdo. Com isso, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de caso da utilização de uma metodologia ativa como instrumento complementar de suporte para o processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana no curso de especialização lato sensu em Anatomia do Aparelho Locomotor. Para o desenvolvimento das atividades, os estudantes foram divididos em grupos, em esqueleto natural, os ossos, articulações e músculos do tórax foram identificados e descritos. As estruturas ósseas foram marcadas com giz colorido e fotografadas e os músculos esquematizados com fios de lã coloridos. Relatórios escritos e verbais subsidiaram as atividades como parte elaborada pelos alunos. Observou- -se grande participação dos envolvidos, com enumeração e descrição das estruturas da parede do tórax. Como fechamento das ações um feedback foi fornecido a toda a turma por parte do docente. Conclui-se que as metodologias e práticas auxiliares de ensino em anatomia humana são ferramentas úteis para fomentar uma participação ativa dos estudantes, contribuindo para a soma de informações e conteúdos otimizando a construção de conhecimentos realizada pelos discentes.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.