MONITOR INCLUSIVO E O TRABALHO COM SURDOS NO ENSINO SUPERIOR:
ORIENTAÇÕES E PRÁTICAS
Palavras-chave:
Ensino Superior, Monitoria Inclusiva, SurdosResumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel dos monitores inclusivos e as práticas relatadas na literatura científica sobre as atividades desenvolvidas por esses profissionais que podem favorecer o aprendizado dos estudantes surdos. Para tanto, este trabalho organiza-se na perspectiva de uma pesquisa exploratória (quanto ao objetivo) bibliográfica (no que se refere às fontes de pesquisa), com dados analisados em uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que o monitor inclusivo para surdos tem como função atuar junto ao professor da disciplina favorecendo o acesso ao conteúdo. Nas experiências relatadas, o trabalho teve como enfoque o acesso do surdo ao texto escrito, contudo, nesse processo, é necessário que esse monitor desenvolva a Língua Brasileira de Sinais para que a sua atuação deixe de ser dependente da mediação do Tradutor Intérprete de Libras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.