MONITOR INCLUSIVO E O TRABALHO COM SURDOS NO ENSINO SUPERIOR:
ORIENTAÇÕES E PRÁTICAS
Mots-clés :
Ensino Superior, Monitoria Inclusiva, SurdosRésumé
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel dos monitores inclusivos e as práticas relatadas na literatura científica sobre as atividades desenvolvidas por esses profissionais que podem favorecer o aprendizado dos estudantes surdos. Para tanto, este trabalho organiza-se na perspectiva de uma pesquisa exploratória (quanto ao objetivo) bibliográfica (no que se refere às fontes de pesquisa), com dados analisados em uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que o monitor inclusivo para surdos tem como função atuar junto ao professor da disciplina favorecendo o acesso ao conteúdo. Nas experiências relatadas, o trabalho teve como enfoque o acesso do surdo ao texto escrito, contudo, nesse processo, é necessário que esse monitor desenvolva a Língua Brasileira de Sinais para que a sua atuação deixe de ser dependente da mediação do Tradutor Intérprete de Libras.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.