Indícios de formação literária: um olhar profícuo a versos alheios de Rosália Sandoval (1930)
Abstract
Esta produção consiste em uma análise ao intercâmbio literário entre professoras argentinas, chilenas e uruguaias, promovido pela professora alagoana Rosália Sandoval (1876-1956), com a publicação de Versos Alheios em 1930.Busca-se realçar os entrelaçamentos possibilitados pela interação entre magistério e literatura, na vida professoral e na existência de mulheres, que, por longa data, carregaram memória social de rebaixamento intelectual. Mantivemos o livro supracitado como principal fonte, crendo que este, enquanto literário, preservaramemórias contundentes da época na qual questionava-se a razão de ser da literatura, e também do magistério. Os textos dizem das escritoras e do tempo, preservando conhecimentos que sobreviviam por diferenciadas realidades culturais. Revelam à existência e à essência humana. Em predisposição lírica, as produções formavam. Metodologicamente, a pesquisa apresenta caráter documental, e ancora-se nos princípios da Nova Historiografia, sobretudo na micro-história italiana. Ressaltamos a função formadora da literatura na vida de mulheres das diferentes pátrias, no tempo de publicação, e desvelamos a formação das professoras que diziam de si e de outros, em versos. À História da Educação, soma ao debate sobre a condição de mulheres professoras, atuantes na América Latina, durante a primeira metade do século XX, tornando notável o vínculo entre os dois ofícios estigmatizantes.
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