Neurociência cognitiva e educação: os efeitos do “Yoga na Educação” (R.Y.E.) nos processos de aprendizagem

Autores/as

  • Daniela Carneiro de Castro
  • Celina Pires do Rio Oliveira

Palabras clave:

Aprendizagem, Neurociência, Yoga, Educação.

Resumen

Com o intuito de verificar os efeitos do “Yoga na Educação – R.Y.E.” nos processos de aprendizagem, este trabalho buscará descrever como essa técnica age sobre as funções cognitivas: atenção, concentração e memória, melhorando a capacidade de aprendizagem e de interação do indivíduo no ambiente escolar. Para isso, será realizado um levantamento bibliográfico, procurando registrar, analisar e correlacionar os fatos ou fenômenos encontrados. Por se tratar de fenômenos não mensuráveis quantitativamente, a abordagem da pesquisa será qualitativa. Primeiramente, será abordada a aprendizagem por meio da definição e descrição das funções cognitivas: atenção, concentração e memória, ou seja, como o cérebro aprende, adapta-se e memoriza, e como a emoção modula a memória. Em seguida, definir-se-á Yoga e mostrar-se-á como essa técnica milenar, associada aos conhecimentos da neurociência, pode tornar-se uma grande aliada da Educação. Para tal, será apresentada a técnica criada por Micheline Flak, na França, no final da década de 70, que vem se fortalecendo e se espalhando cada vez mais pelo mundo. Trata-se de uma técnica de Yoga dentro da sala de aula, denominada R.Y.E - Recherche sur le Yoga dans l’Éducation (Pesquisa sobre Yoga na Educação). Pretende-se demonstrar como o Yoga apresenta várias técnicas – dentro e fora da sala de aula – que permitem alcançar os estados propícios à aprendizagem prescritos pela Neurociência Cognitiva, proporcionando, assim, melhor desempenho na aprendizagem, mais criatividade, melhor controle emocional e mais bem-estar, tanto para o aluno quanto para o professor, o que contribui imensamente para promover uma cultura de paz no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Daniela Carneiro de Castro

http://lattes.cnpq.br/4891079422376439

Publicado

24/06/19

Número

Sección

Artigos