INFORMÁTICA EDUCATIVA: A INTERAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO COM OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Mots-clés :
Estágio supervisionado. Professores regentes. Prática pedagógica.Résumé
A evolução da tecnologia provoca constante reorganização da sociedade, com
impactos na economia, na política, na cultura e, consequentemente, na educação e na prática pedagógica dos docentes. Objetivou-se com esta pesquisa analisar a relação entre estagiários e professores regentes das escolas, procurando identificar a possível influência das atividades de informática educativa desenvolvidas pelos estagiários do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário do Vale do Teles Pires – na prática pedagógica dos professores regentes que atuam no Ensino Médio no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cleonice Miranda da Silva e na Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, localizadas no município de Colíder-MT. Para atingir esse objetivo, a pesquisa foi orientada com base nos fundamentos da abordagem qualitativa, ou seja, o conhecimento pode ser adquirido em sua natureza própria e nas condições reais em que se encontra o objeto de estudo. A metodologia utilizada, julgada mais apropriada, por considerar os pressupostos da abordagem qualitativa, constituiu-se de pesquisa bibliográfica e de campo. Assim, realizou-se, inicialmente, a revisão da literatura, a qual possibilitou a celeridade da introdução ao tema estudado e a construção de uma síntese do objeto da pesquisa. Na pesquisa de campo, por meio do desenvolvimento da entrevista, buscou-se elucidar as opiniões e atitudes dos sujeitos (professores do Ensino Médio) sobre a informática educativa e o uso do computador nas suas práticas pedagógicas, bem como a interação entre os envolvidos nesse processo. Percebeu-se, por meio da análise dos dados, que a prática pedagógica dos professores regentes foi modificada, havendo maior tendência quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas aulas, pois a oferta de minicursos pelos estagiários aos professores do Ensino Médio das escolas pesquisadas influenciou a maioria dos docentes a desenvolver atividades com o uso das TDICs. Porém ainda não suprindo a demanda de formação nessa área do conhecimento, havendo necessidade de maiores investimentos na formação continuada desses professores. Quanto à interação entre os estagiários e os professores regentes, os dados evidenciaram que há troca de saberes e experiências, e o conhecimento flui de forma mais significativa e contextualizada.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.