Tratamento do Estresse Visual na leitura: características físicas e mecanismos neurais de ação das lâminas espectrais (overlays)
Mots-clés :
Síndrome de Irlen, Estresse visual, Distúrbio neurovisual, Aprendizagem, Déficit magnocelular.Résumé
As lâminas espectrais são folhas de acetato em tonalidades específicas utilizadas sobrepostas ao texto impresso com o objetivo de melhorar a leitura. As lâminas mais utilizadas na literatura internacional são fabricadas pelo Irlen Institute e pelo i.O.O. Sales. É fundamental intensificar o estresse visual previamente à seleção da melhor cromaticidade de lâmina espectral. Segundo a teoria da sensibilidade escotópica, as overlays melhoram a adaptação do leitor à luz. Na teoria do déficit magnocelular, as lâminas ajustariam a velocidade de processamento das vias magnocelulares do núcleo geniculado lateral. Por fim, a teoria da hiperexcitabilidade cortical, centrada na excitação excessiva dos neurônios corticais visuais, defende que as lâminas redistribuiriam a atividade visual para neurônios com menor excitabilidade.
.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.