Educação musical e Psicopedagogia: caminhos para o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas
Mots-clés :
Educação musical, Psicopedagogia, Inteligências múltiplas.Résumé
O objetivo principal desta pesquisa é mostrar que a música pode contribuir para a formação integral da criança e como a educação musical aliada à Psicopedagogia aponta caminhos para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. A característica integradora da música é capaz de articular as diferentes dimensões do conhecimento, valorizando o sujeito aprendente como fim da educação, ao englobar tudo aquilo que lhe é particular. Parte do princípio que a ciência não existiria sem imaginação, intuição e emoção diante do desconhecido, para justificar os estudos pedagógicos musicais e o interesse pelo tema no campo da Psicopedagogia. Orientada pela metodologia qualitativa, para a construção deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre teóricos que enfatizam a abordagem pluralista da mente humana, focando mais especificamente na teoria de Gardner (1994) sobre as inteligências múltiplas e seus estímulos e no estudo das janelas de oportunidade, apresentado por Antunes (2012c). Gainza (1988) e Ilari (2012) foram as autoras pesquisadas por trazerem reflexões sobre quais e como algumas pedagogias musicais podem ser usadas em uma proposta de intervenção psicopedagógica.
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