Didática para o desenvolvimento na formação e prática de professores universitários
Mots-clés :
Didática universitária, Ensino Superior, Teoria histórico-cultural, Docência universitária, Formação docenteRésumé
Estudo que analisou a formação e a prática de cinco professores universitários que atuam em cursos de licenciatura de uma universidade pública brasileira utilizando como referencial teórico-metodológico a teoria histórico-cultural. Utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, entrevistas, observação de aulas e análise de documentos. As análises indicaram que os professores, embora tenham formação em licenciatura, pouco desenvolvem perspectivas didáticas que contribuam na reorganização da sua prática pedagógica no Ensino Superior. Com isso, pouco desenvolvem também sua profissionalidade docente, mantendo-se na reprodução de modelos de aulas que vivenciaram enquanto alunos, sem se questionarem sobre motivos que os levam a essas escolhas didáticas. O estudo concluiu que o professor universitário brasileiro tem uma formação pedagógica frágil que não é prioridade em seu processo de desenvolvimento profissional.
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