O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS-TUTORAS DO CURSO LEITURA E ESCRITA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mots-clés :
educação infantil, ead, formação de professor, leitura e escrita, tutorRésumé
Este relato de experiência busca identificar, ressignificar e refletir sobre as particularidades do trabalho docente virtual, os saberes necessários às professoras-tutoras de um curso a distância (PRETI, 2011), (BRASILEIRO, 2016) e a relevância dos registros para a formação docente e para a qualificação do trabalho desenvolvido. Destaca-se o portfólio, em sua perspectiva reflexiva, como instrumento pedagógico de formação docente que permite a reflexão na ação e sobre a ação, bem como o planejamento e avaliação das aprendizagens e do ensino (HERNÁNDEZ, 1988), (ALARCÃO, 2010). Nesse artigo, optou-se por realizar um levantamento da produção acadêmica sobre a temática e pela análise de amostras do trabalho realizado. As questões discutidas possibilitam novos olhares para a ação docente em cursos à distância. Tratou-se de um processo contínuo de formação por meio da própria experiência e da reflexão sobre ela (SCHON, 2000), (TARDIF, LESSARD, LAHAYA, 1991).
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