Publicação impressa e on-line: A imagem da arquitetura de Belo Horizonte
Resumen
A posposta é um desdobramento do projeto de extensão anterior Banco on-line de imagens de arquitetura de Belo Horizonte (ProExt 2015-16), consistiu na criação de um banco de dados com aproximadamente 800 fotografias de arquitetura da cidade. As fotografias provêm também do trabalho de outros dois projetos de extensão com nome Roteiros arquitetônicos no Belo Horizonte, desenvolvido em duas ocasiones sequenciais entre 2012 e 2015. A proposta atual consistiu numa publicação com a seleção parcial das melhores fotografias extraídas da base de dados. O objetivo é duplo: por um lado promover o conhecimento do patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte, e por outro lado, incentivar a fotografia de alta qualidade com bons exemplares de imagens. As imagens, após a seleção, serão acompanhadas de um pequeno texto explicativo do conteúdo semântico dessa imagem em termos de arquitetura, mas também com certa informação básica de caráter técnico-fotográfico. O público alvo é qualquer pessoa interessada pela arquitetura de Belo Horizonte, mas também arquitetos e fotógrafos especializados. O resultado concreto é um livro impresso, mas também disponibilizado on-line através de um site. É importante salientar que esta proposta visa dar continuidade ao trabalho dentro da sequência de projetos de extensão do Guia Arquitetônico de Belo Horizonte (entre 2013 e 2015) que culminou na publicação com o mesmo nome em 2014 (premio Gentileza Urbana 2015), disponível on line no GuiaAUBH.wordpress.com.
Dentro desta proposta se considerou tambem o re-lançamento do site, numa versão aprimorada, acrescida com as imagens do banco de dados mencionado, além de outras melhoras, como um mapa interativo vinculado as imagens e as fichas dos edifícios do Guia Arquitetônico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o artigo/texto informativo/entrevista, o(s) autor(es) deve(m) concordar com a difusão em formato eletrônico para web e mídias móveis, assim como com a sua disponibilização em repositórios de acesso aberto e que adotem os protocolos de extração de metadados como o OAI-PMH - Open Archive Initiative Protocol for Metadata Harvesting.Ao submeter o artigo/texto informativo/entrevista, o(s) autor(es) deve(m) concordar com a licença creative commons.