TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM HOSPITAIS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v8i3.447Resumo
O processo de globalização, aliado à redução de custos e à necessidade estratégica das empresas de se concentrarem em suas próprias atividades, contribuíram para o aumento da terceirização nas corporações. No Brasil, as baixas margens de lucro têm levado os hospitais a recorrerem, com frequência, à terceirização. Aliada a esse cenário, há uma crescente cobrança pela qualidade dos serviços de apoio, que constitui importante condição para a prevenção e controle de infecção hospitalar. O serviço de limpeza é um dos elementos primários e eficazes de controle, para romper a cadeia epidemiológica das infecções. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas em cinco hospitais de referência localizados em Belo Horizonte – MG e as respostas foram tratadas por meio da análise de conteúdo. Conclui-se que a maioria dos hospitais apresenta comportamento favorável ao processo de terceirização, desde que as prestadoras de serviços sejam associadas a práticas de um sistema de gestão eficiente.Downloads
Publicado
31/12/07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.