MULHERES GAÚCHAS, SONHOS DE CONSUMO E CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i4.6228Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, sonhos de consumo, consumo das mulheres, classes sociais.Resumo
Esta pesquisa objetivou entender os sonhos de consumo das mulheres, comparar os sonhos de consumo das mulheres de diferentes perfis socioeconômicos e compreender como os sonhos de consumo dessas mulheres mudam ao longo da vida. O método utilizado constitui-se de entrevistas em profundidade com roteiros semiestruturados, aplicados a mulheres residentes em Porto Alegre e Região Metropolitana, de alta e baixa renda. A relevância deste estudo reside na temática que aborda, sonhos de consumo, a qual ainda é escassamente explorada pela área de comportamento do consumidor. Os resultados mostram que, embora os dois grupos pesquisados tenham perfis bem diferenciados, seus sonhos de consumo, bem como suas motivações se assemelham, ainda que sujeitadas à sua condição financeira. Percebe-se que nem sempre a classe social será responsável por determinar o público que irá consumir um serviço ou produto específico, mas sim o momento financeiro na qual se encontra esta consumidora.
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