A INFLUÊNCIA DA INTERNET DAS COISAS NA GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA

Autores

  • Yan Lopes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Roberto Giro Moori Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Gestão Estratégica da Logística, Internet das Coisas, Tecnologia, Conectividade, Mobilidade

Resumo

Utilizando a linha de pensamento teórico em autores da Gestão Estratégica da Logística e Internet das Coisas, tendo como pano de fundo os custos de transação, desejou-se com este estudo examinar a influência da Internet das Coisas na Gestão Estratégica da Logística. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa. A construção dos dados se deu inicialmente por meio de entrevistas em profundidade com três especialistas da área logística de empresas que pertenciam ao segmento econômico varejista e de provedores logísticos (CNAE’s: H e G) e empregam logística própria ou terceirizada. Os dados, então, foram tratados pela análise de conteúdo. A análise revelou que os gestores empregavam a Internet das Coisas para monitorar o transporte e rastrear os produtos a fim de oferecer serviços customizados aos clientes. Diante dos resultados, concluiu-se que a Internet das Coisas era um recurso útil para a gestão logística, porém, em fase embrionária.

Biografia do Autor

Yan Lopes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie na linha de pesquisa em Recursos e Desenvolvimento Empresarial. Pesquisa sobre os seguintes temas: cadeia de suprimentos inteligente, logística e inovação.

Roberto Giro Moori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie e desde 1999 é professor do programa de pós-graduação stricto senso em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência nas áreas da Engenharia da Produção e da Administração de Empresas, com ênfase em Operações, Logística, Gestão da Qualidade e Produtividade, Administração de Materiais, Administração da Produção, Cadeias de Suprimentos e Redes de Relacionamentos de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Operações Industriais, Logística, Alinhamento Estratégico (Prioridades Competitivas) em Cadeias de Suprimentos, Gestão da Demanda (Governança) em Cadeias de Suprimentos e Redes Colaborativas (Verticais e Horizontais) de Negócios.

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Publicado

17/09/21

Edição

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Artigos