TREINAMENTO DE EQUIPES

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

Resumo

No contexto de rápidas mudanças, o treinamento se torna imprescindível para capacitar as equipes a realizarem tarefas complexas, que geram maior eficiência, qualidade, segurança, criatividade e flexibilidade, entretanto, o treinamento no nível de equipes ainda é o menos investigado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática e analisar a literatura científica da área a fim de identificar as lacunas para incentivar e orientar futuros estudos. Observa-se que, apesar de as metanálises destacarem a eficácia do treinamento de equipe em melhorar os resultados de reações, aprendizagem, comportamento e resultados, ainda existem muitas lacunas teóricas, metodológicas e práticas que precisam ser estudadas: destaca-se a ausência de consenso sobre conceitos fundamentais; poucos modelos teóricos de avaliação de treinamento de equipe; pouca análise de variáveis moderadoras e contextuais; pequena variabilidade de amostra e tamanhos de equipes; além de reduzidos estudos realizados no ambiente real de trabalho e em contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Gardênia da Silva Abbad, Universidade de Brasília

É bolsista PQ, nível 1 B, possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Realiza pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho com ênfase em aprendizagem, treinamento, desenvolvimento em educação; medidas de avaliação de programas educacionais presenciais e a distância; tecnologias de ensino em saúde. É professora Titular, lotada no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e participa do corpo docente de dois programas de pós-graduação (Programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PPG PSTO e Programa de Pós-Graduação em Administração - PPG PPGA) da Universidade de Brasília. Exerceu funções de chefe e subchefe do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Diretora do Instituto de Psicologia e Decana de Gestão de Pessoas da UnB e foi membro da diretoria do Fórum de Pró-reitores de Recursos Humanos da ANDIFES. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho - SBPOT, coeditora da Revista Psicologia, Organizações e Trabalho - rPOT, Participou de grupos de trabalho e de reuniões de avaliação de Programas de Pós-graduação em Psicologia na CAPES. Coordenou um projeto multidisciplinar de formação de mestres e doutores e produção de conhecimentos sobre ensino na saúde, financiado pela CAPES. Integrou e coordenou o Comitê Assessor do CNPq - CA - Psicologia. Atualmente coordena dois grupos de pesquisa: e-trabalho que investiga horários flexíveis e trabalho remoto e outro, o Grupo Impacto, que realiza estudos sobre Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho. Lidera um grupo de trabalho da ANPEPP, formado por pesquisadores de diversas instituições, que investigam temas ligados a desenho do trabalho.

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Publicado

17/09/21

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Artigos