ANTECEDENTES DO CONFLITO PROFISSIONAL ORGANIZACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i1.9096

Resumo

Esta pesquisa analisa os efeitos dos valores culturais individuais, traços de personalidade dark triad e compromisso profissional como antecedentes do conflito profissional organizacional de profissionais contadores. Pesquisa descriva, de levantamento e abordagem quantitativa, foi realizada com 129 profissionais contadores. Os resultados encontrados sugerem que o valor cultural individual “distância ao poder” e o traço de personalidade dark triad “psicopatia” apresentam uma relação positiva com o conflito profissional organizacional (CPO). As evidências encontradas também relevam uma relação negativa entre o compromisso organizacional e o CPO. Estes resultados sugerem que profissionais com uma forte identificação com a organização onde trabalham são menos propensos a aceitar pressões para violar normas profissionais. Esses resultados contribuem para o entendimento dos efeitos antecedentes dos valores culturais individuais, traços de personalidade e compromisso profissional no conflito profissional organizacional. Auxiliam organizações a identificar como atuar para minimizar as pressões sofridas no ambiente de trabalho, que resultam em conflito.

Biografia do Autor

Letícia Christmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFSM)

http://lattes.cnpq.br/0401036970273736

Larissa Degenhart, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFSM)

http://lattes.cnpq.br/9480180693211077

Márcia Bianchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC/UFSM)

http://lattes.cnpq.br/0461322489692161

Downloads

Publicado

12/08/24