ANTECEDENTES DO CONFLITO PROFISSIONAL ORGANIZACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i1.9096

Resumen

Esta pesquisa analisa os efeitos dos valores culturais individuais, traços de personalidade dark triad e compromisso profissional como antecedentes do conflito profissional organizacional de profissionais contadores. Pesquisa descriva, de levantamento e abordagem quantitativa, foi realizada com 129 profissionais contadores. Os resultados encontrados sugerem que o valor cultural individual “distância ao poder” e o traço de personalidade dark triad “psicopatia” apresentam uma relação positiva com o conflito profissional organizacional (CPO). As evidências encontradas também relevam uma relação negativa entre o compromisso organizacional e o CPO. Estes resultados sugerem que profissionais com uma forte identificação com a organização onde trabalham são menos propensos a aceitar pressões para violar normas profissionais. Esses resultados contribuem para o entendimento dos efeitos antecedentes dos valores culturais individuais, traços de personalidade e compromisso profissional no conflito profissional organizacional. Auxiliam organizações a identificar como atuar para minimizar as pressões sofridas no ambiente de trabalho, que resultam em conflito.

Biografía del autor/a

Letícia Christmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFSM)

http://lattes.cnpq.br/0401036970273736

Larissa Degenhart, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFSM)

http://lattes.cnpq.br/9480180693211077

Márcia Bianchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC/UFSM)

http://lattes.cnpq.br/0461322489692161

Publicado

12/08/24