AMBIÇÕES, EXPECTATIVAS E ESTEREÓTIPOS DE MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i2.9320Resumo
Este estudo objetiva analisar ambições, expectativas e estereótipos de liderança que se relacionam com a presença de mulheres que aspiram a cargos de direção ou neles estão em organizações brasileiras. Adotando uma abordagem quantitativa, foi conduzida uma survey com 293 mulheres para analisar as ambições, expectativas e estereótipos, que acentuam o labirinto da liderança na ascensão da mulher nas organizações brasileiras. As análises levam em consideração os níveis dos cargos das respondentes e a sua percepção em relação às ambições, às expectativas e aos estereótipos de liderança. Os resultados sugerem a incidência dos fenômenos queen bee e ‘teto do vidro’ de acordo com o cargo ocupado. Posicionamentos meritocráticos permeiam as respostas como forma de justificar seu lugar na organização, os quais, no entanto, acabam acentuando a desigualdade de gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.