Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • O manuscrito e o resumo estruturado enviados estão no formato do Microsoft Word e que sua identidade não é revelada de forma alguma.
  • Todos os padrões, formatos e requisitos de estilo descritos nas diretrizes para os autores são totalmente cumpridos.
  • O manuscrito está sendo enviado exclusivamente a PRETEXTO, que nunca foi publicado antes, e que atualmente não está sendo avaliado por nenhum outro periódico.
  • A documentação adicional foi devidamente preparada e anexada à submissão.
  • Os autores leram as diretrizes de envio e concordam, incluindo padrões éticos e direitos autorais.

Author Guidelines

Seguindo as Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, um autor poderá publicar somente um artigo por ano, independentemente da posição deste na autoria do texto, o que não limita o número de artigos submetidos à revista. Somente serão aceitas submissões de artigos com o máximo de cinco autores.

Tipos de artigos veiculados na PRETEXTO


Desenvolvimento teórico: sustentados por ampla pesquisa bibliográfica com propostas de novos modelos e interpretações para fenômenos relevantes no campo da Administração de Empresas. Ressaltamos que projetos de pesquisa, mesmo em formato de artigo, não serão aceitos para avaliação.

Trabalhos teórico-empíricos: direcionados para a prática do administrador, os artigos baseiam-se em pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, apresentam hipóteses que compreendem as teorias e suas variáveis, os resultados que comprovam (ou não) a teoria.

Ensaios teóricos: compõem formas mais livres de contribuição científica, com abordagens mais críticas e criativas levando os leitores a reflexões sobre temas relevantes na área de conhecimento.

Temas e linhas editoriais:

• Processo Decisório e Aspectos Metodológicos
• Gestão e Políticas Públicas
• Gestão Social e Ambiental
• Estratégia em Organizações
• Gestão Internacional
• Empreendedorismo
• Teoria das Organizações
• Gestão de Investimentos
• Finanças Corporativas
• Gestão de Tecnologia e Inovação
• Gestão de Pessoas
• Operações Industriais e de Serviços
• Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
• Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing
• Comportamento do Consumidor
• Gestão e Estratégia de Marketing
• Ensino e Pesquisa em Administração
• Ensino e Pesquisa em Contabilidade
• Contabilidade Gerencial
• Metodologia da Pesquisa
• Gestão de Projetos


NOTAS PARA COLABORADORES

A PRETEXTO está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, tanto do campo da Administração de Empresas como de áreas afins. A pluralidade de abordagens e perspectivas é incentivada.


REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS

Tamanho: Os manuscritos devem ter um mínimo de 4000 e um máximo de 8000 palavras (incluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras).

Papel: A4 (29,7 x 21 cm)

Margens: Topo e esquerdo 3 cm; inferior e direito 2 cm.

Editor de texto: Word para Windows 6.0 ou superior.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Espaçamento: 1,5 cm entre linhas.

Parágrafos: alinhamento justificado, com recuo na primeira linha de 1,25 cm além da margem normal.

Secções e subsecções: as secções e subsecções devem apresentar indicadores numéricos, que precedem os seus títulos (1.1, 1.2, 1.2.1);

Palavras estrangeiras: palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico.

Citações: devem ser apresentadas no corpo do texto utilizando o sistema autor-data, ou seja, sobrenome do autor, vírgula e ano de publicação. A numeração das páginas só é colocada quando há citação direta. As regras gerais de estilo e formatação para apresentação de citações devem ser APA 7a. Edição.

Citações diretas: Se a citação tiver menos de 40 palavras, incorpore-a ao texto e coloque-a entre aspas duplas. Citações com mais de 40 palavras devem ser apresentadas em bloco de texto separado, sem aspas.

Tabelas e figuras: tabelas (são informações numéricas ou textuais, organizadas em colunas e linhas); figuras (são desenhos, gráficos, fluxogramas, fotografias, ilustrações, mapas etc.).

Notas: A PRETEXTO não utiliza notas de rodapé. Se necessário, tais comentários devem ser incluídos como notas finais, numerados sequencialmente no corpo do texto e apresentados no final do artigo antes da lista de referências.

As notas de agradecimento, ou outras que identifiquem o autor, poderão ser acrescentadas à versão final, caso o artigo seja aprovado para publicação.

Redação: o texto submetido para artigo com um autor pode ser escrito na primeira pessoa do singular ou no estilo impessoal, e o artigo com mais de um autor pode ser escrito na primeira pessoa do plural ou no estilo impessoal. O estilo adotado deve ser mantido ao longo do texto.

Paginação: Incluir o número de páginas (em algarismos arábicos) no canto superior direito

Referências: a lista de referências citadas ao longo do texto deve ser apresentada ao final do artigo, em espaçamento simples, organizada alfabeticamente pelo sobrenome do autor (e cronologicamente quando aplicável). É recomendável o uso de softwares de referências bibliográficos (Mendley, Zotero) para evitar ausência de referências.

A exatidão das referências e citações são de responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

ESTRUTURA TEXTUAL

Título: deve ser apresentado na primeira página, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado.

Corpo de Texto: a redação deve incluir: introdução, revisão de literatura, procedimentos metodológicos, apresentação e análise de resultados, conclusão e referências. Os ensaios teóricos devem, preferencialmente, apresentar um esboço teórico claro do problema de pesquisa, com uma respectiva revisão da literatura de acordo com o estado da arte, e construir proposições que signifiquem um avanço na teoria abordada.

Apêndices/instrumentos de pesquisa: recomendamos, fortemente, a inclusão (como apêndice) dos instrumentos utilizados nas pesquisas, saber:

  1. questionários
  2. roteiros de entrevista
  3. escalas
  4. critérios de codificação, e similares.

A apresentação do(s) apêndice(s) deve ser concisa, mas não abreviada. Cada apêndice deve ter um título, digitado em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. Múltiplos apêndices devem ser identificados como APÊNDICE A, APÊNDICE B, etc. O objetivo desta medida é contribuir para a reprodutibilidade da investigação.

(*) Ressaltamos que os apêndices não são considerados dentro do limite de palavras estabelecido.

DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

Biografia dos Autores: É OBRIGATÓRIO que os autores enviem, no momento da submissão, como documentação complementar, a biografia de todos os autores, informando ORCID, nome, , e-mail, título, afiliação institucional, cidade/país de origem e título.

Resumo Estruturado: é OBRIGATÓRIO que os autores enviem, no momento da submissão, como documentação complementar, um resumo estruturado do artigo no mesmo idioma (com limite máximo de 250 palavras).

  • Objetivo: Qual é o motivo para escrever o artigo ou os objetivos da pesquisa?
  • Proposta: Que aspecto metodológico você quer propor? Qual é o propósito?
  • Abordagem teórica: Qual é (são) a(s) principal(is) teoria(s) utilizada(s)?
  • Provocação: Qual é a principal provocação do seu texto? Com quem você está procurando abrir um diálogo?
  • Métodos: Como os objetivos são alcançados? Inclua o(s) principal(is) método(s) utilizado(s) para a pesquisa. Qual é a abordagem do tema e qual é o escopo teórico ou assunto do artigo?
  • Resultados: O que foi encontrado durante o trabalho? Isso se referirá à análise, discussão ou resultados.
  • Conclusões: Qual o valor/originalidade/contribuição do artigo e suas implicações investigativas, práticas e sociais?

Após o resumo o texto deve conter de três a cinco palavras-chave, alinhamento justificado, em português.

Outros documentos acessórios: Sugerimos, fortemente, que os autores submetam como documentação acessória (em arquivo separado do manuscrito original) bases de dados, materiais e programas de computador utilizados na pesquisa e que apoiem o artigo. Nosso objetivo com esta solicitação é contribuir para a reprodutibilidade da pesquisa e reutilização de dados, salvaguardando a citação adequada do artigo correspondente.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os critérios para a avaliação dos manuscritos irão considerar:

  1. a relevância do tema
  2. a originalidade da contribuição para as áreas de Administração ou Contabilidade
  3. a relevância da contribuição teórica
  4. a clareza do texto
  5. a adequação da bibliografia
  6. a estruturação e o desenvolvimento teórico
  7. a metodologia utilizada
  8. a discussão dos resultados e conclusões com a literatura relevante

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos artigos submetidos à PRETEXTO ocorre nas seguintes etapas:

  • Verificação preliminar: a equipe editorial verifica a consistência dos dados cadastrais e o cumprimento das regras de submissão. Se aprovados, os manuscritos são direcionados para a próxima fase, a revisão documental.
  • Desk-review: Nesta etapa, o Editor analisa o formato científico do manuscrito em termos de objetivos, referencial teórico, linguagem e metodologia, verificando o enquadramento do artigo no âmbito editorial da revista e a potencial contribuição da pesquisa. Esta tarefa é dividida entre o editor geral e os editores assistentes, cada um em sua área de especialização. Se aprovado pelos editores, os artigos são enviados para a revisão duplo-cega.
  • Double blind review: o artigo e outros documentos complementares são enviados, a pelo menos dois avaliadores, que não tenham qualquer tipo de ligação com os autores do manuscrito e que tenham experiência no tema e/ou métodos em questão, para a devida avaliação.

Após o recebimento das opiniões da etapa de revisão duplo-cega, o editor envia aos autores o resultado por e-mail e/ou via sistema OJS/PKP, que pode se referir a uma das três situações a seguir:

Aprovação: o artigo foi aceito para publicação e os autores devem tomar as demais medidas cabíveis mencionadas nestas diretrizes para que ele seja publicado.

Revisão: os autores devem fazer os ajustes sugeridos ou apresentar os argumentos apropriados para não prosseguir. As versões dos autores que visem atender às revisões solicitadas pelos revisores devem ser sempre acompanhadas de uma respectiva minuta esclarecendo as alterações realizadas e explicando os motivos para que não sejam atendidas. O prazo para entrega do artigo revisado é determinado pelo editor e informado aos autores de acordo com a revisão solicitada. Após a entrega do artigo revisado, é novamente submetido aos pareceristas para verificação das alterações. A revisão pode envolver várias rodadas até que a aprovação final ou rejeição do manuscrito seja alcançada.

Rejeição: o artigo não foi aceito para publicação de acordo com a justificativa apresentada pelo editor com base na avaliação dos revisores, que refletem as melhorias a serem feitas no texto.

Cabe ao Editor, após o parecer dos avaliadores, revisar e aprovar a versão final do trabalho.

Durante todo o processo editorial, os autores podem monitorar o status da avaliação, podendo até recorrer das decisões.

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