A METÁFORA DAS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO CULTURAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE MORGAN E SUA BASE TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i2.5075Keywords:
Cultura Organizacional. Gareth Morgan. Revisão SistemáticaAbstract
A cultura no ambiente organizacional influencia diretamente o comportamento dos colaboradores. A metáfora, por conseguinte, auxilia na reflexão de muitos aspectos deste ambiente, dentre elas a estratégia, a estrutura e o tipo de liderança desta organização. Dado este contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar a produção de artigos internacionais acerca da evolução dos estudos sobre as organizações vistas como culturas do autor Gareth Morgan e sua base teórica, encontrada na obra “Imagens da Organização”. A pesquisa utilizou como método uma revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório e descritivo, utilizando a base de dados Scopus, selecionando-se todos os anos até 2016. Como resultado da pesquisa, foram encontrados 55 artigos, antes da aplicação dos critérios de exclusão. A principal contribuição dos trabalhos selecionados foi que os estilos de liderança são fundamentais para a perpetuação da cultura organizacional e esta, por sua vez, serve de suporte para a criação de conhecimento, criatividade e inovação. Como contribuição teórica, este estudo propõe uma atualização da metáfora das organizações vistas como culturas, dentro de um contexto atual, analisando a evolução dos estudos que se referenciaram a Gareth Morgan e sua base teórica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.