PERFECCIONISMO E PROCRASTINAÇÃO: UM ESTUDO EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i4.6441Keywords:
Perfeccionismo, Procrastinação, Desempenho acadêmico. Ciências Contábeis.Abstract
Conhecer os fatores que influenciam o desempenho acadêmico do aluno é de suma importância para que ele possa ser melhorado. Assim, este estudo procurou analisar a influência das variáveis perfeccionismo e procrastinação no desempenho acadêmico de estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal da região sul do Brasil, verificando ainda se o perfeccionismo afetava em uma maior procrastinação. Para atender os objetivos do estudo, foi utilizado como instrumento de pesquisa, um questionário traduzido e adaptado dos estudos de Lay (1986) e Frost, Marten, Lahart e Rosenblate (1990). A amostra foi composta por 228 alunos, dos turnos matutino e noturno, cursando entre o 3º e o 9º período do curso. Os resultados confirmaram que, quanto mais perfeccionista o aluno é, mais ele tende a procrastinar, podendo este fato ser explicado devido a constante busca pela perfeição. Contudo, não foi possível confirmar que o perfeccionismo e a procrastinação afetam o desempenho acadêmico dos alunos pesquisados.
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