INCIDÊNCIA DE ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL
MAPEAMENTO ANTES E DEPOIS DA ALTERAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DO FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO.
Palabras clave:
Incidência de acidentes do trabalho; Fator Acidentário de Prevenção; Saúde e Segurança no trabalho.Resumen
O objetivo deste artigo é mapear a incidência de acidentes de trabalho no Brasil por Divisão da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), nos períodos antes e depois da alteração do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) a partir da Resolução MF/CNP n.º 1.329 de 2017, o que torna a pesquisa original em relação a estudos anteriores. Metodologia: a pesquisa é descritiva e quantitativa. A amostra não probabilística compõe-se de 30 divisões da CNAE 2.0 com maior acidentalidade, totalizando 84,15% dos acidentes no período do estudo. Coletaram-se os dados na Base de Dados Históricos de Acidentes de Trabalho (Infologo AEAT), a partir dos quais foram calculadas incidências de acidentes de trabalho por ano e por divisão da CNAE nos períodos antes (2014 a 2016) e depois (2018 a 2021). Os dados foram analisados empregando-se estatísticas descritiva e inferencial como Testes Kolmogorov-Smirnov, Anova de Friedman e Teste de Wilcoxon. Conclusão: como resultado observou-se que a alteração do FAP em 2017 não gerou diferenças significativas na incidência da amostra desta pesquisa, contudo, houve diferenças nas incidências de acidentes por ano e indícios de diferenças comparativas durantes os anos anteriores à Pandemia Covid-2019. Limitações: a utilização de dados secundários da base de dados históricos de acidentes de trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social, que está sujeita a subnotificações, o que pode interferir na quantidade real de acidentes de trabalho, bem como o fato de estarem incluídos os anos de 2020 e 2021, período em que houve a decretação da pandemia de Covid-19.
Citas
BRASIL. Resolução nº 1.329, de 25 de abril de 2017 do Conselho Nacional de Previdência, do Ministério da Fazenda. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 de abr. 2017.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Infologo AEAT – Base de Dados Históricos de Acidentes de Trabalho. Brasília: Ministério do Trabalho e Previdência, 2023.
WERNKE, A. R. et al. Taxas de risco de acidentes de trabalho no Brasil: efeito do Fator Acidentário de Prevenção (FAP)? Ciência e saúde coletiva, n. 26, v. 12, 13 dez. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.