HIATO ENTRE ATITUDE E COMPORTAMENTO NO DESCARTE E RECICLAGEM DE LIXO: UMA ABORDAGEM INTERGERACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i2.5366Palabras clave:
atitude pro-ambiental, comportamento ecologicamente consciente, hiato, descarte, reciclagemResumen
A partir da constatação por diversos autores da existência de um hiato entre a atitude ecologicamente consciente de consumidores e seu efetivo comportamento, tanto em termos de compras quanto de hábitos pessoais de consumo, este artigo investiga tal fenômeno por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa. Buscou-se identificar os fatores que aumentam e diminuem este hiato, focando especificamente no descarte e reciclagem de lixo sob a perspectiva de consumidores das gerações baby boomer e Y. Para isso, foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com consumidores residentes no Rio de Janeiro. Utilizou-se o software Atlas.ti para realizar a análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados apontam as principais semelhanças e diferenças encontradas entre os comportamentos das duas gerações e sugerem um comportamento mais motivado por preocupações ambientais dos indivíduos da geração Y da amostra. Ao final, foi desenvolvido um esquema conceitual que reúne os fatores identificados no decorrer do estudo, classificando-os em três grandes grupos: fatores antecedentes, fatores que reduzem o hiato e fatores que aumentam o hiato.
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