EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL ENQUANTO EMPREENDEDORISMO INSTITUCIONAL: ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO E DE LEGITIMAÇÃO PARA A MUDANÇA
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i2.6935Palabras clave:
Empreendedorismo sustentável, empreendedorismo institucional, effectuation, causation, bricolagem.Resumen
Tendo como escopo a ação de empreendedores sustentáveis e unindo os mecanismos típicos da ação empreendedora (causation, effectuation e bricolagem) às estratégias de empreendedores institucionais, o estudo teve como objetivo elucidar a forma com que empreendedores sustentáveis mobilizam recursos ao mesmo tempo em que tentam se legitimar e atrair stakeholders para o seu negócio. Utilizou-se a metodologia de estudo de casos múltiplos, analisando-se três casos de empreendedores sustentáveis no Brasil. A principal contribuição da adoção da teoria institucional à pesquisa sobre empreendedorismo sustentável foi mostrar que a utilização dos mecanismos da ação empreendedora varia conforme o contexto, priorizando-se a lógica de causation quando o objetivo é de busca por legitimidade e convencimento de stakeholders, numa tentativa de mudança institucional. Também se constatou que os argumentos da teorização também apresentam variações ao longo do tempo, conforme a experimentação e o aprendizado iterativo dos empreendedores, seguindo uma lógica de effectuation, à medida que novos desafios e oportunidades surjam para o empreendedor.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.