MULHERES NOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO DE MULTINACIONAIS BRASILEIRAS

Autores/as

  • Claudia Emília Ferreira Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Nathália Rigui Trindade Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://orcid.org/0000-0003-1361-6501
  • Julia Bianchi Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Palabras clave:

Estratégia, Governança corporativa, Conselhos de Administração, Mulheres, Diversidade de gênero.

Resumen

O presente estudo teve por objetivo geral analisar a presença feminina nos Conselhos de Administração (CAs) das empresas multinacionais (MNCs) brasileiras listadas na B3. Para tal, foi conduzida uma pesquisa multimétodo. Inicialmente, levantou-se as MNCs brasileiras que possuíam mulheres em CAs para, em seguida, caracterizá-las. Foram estudadas as MNCs listadas no Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC), que também estavam listadas na Bolsa de Valores Oficial do Brasil (B3). Os resultados mostraram que 16 empresas possuíam mulheres em seus CAs, totalizando 27 mulheres conselheiras. Os principais setores em que as mulheres estão inseridas é a madeireira, tecnologia, material de transporte e mineração. A maioria das empresas estão localizadas na cidade de São Paulo. Sobre as mulheres investigadas, observou-se: alto índice de escolaridade (especialização, mestrado ou doutorado), com formação no exterior (ampla maioria feita nos Estados Unidos); fluência em inglês, espanhol e francês e; participação em ações de voluntariado.

Biografía del autor/a

Claudia Emília Ferreira, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Bacharela em Administração 

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Administração e Professora de Ensino Superior na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração e Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria.

Nathália Rigui Trindade, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM

Julia Bianchi, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Acadêmica de Administração na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

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Publicado

17/09/21

Número

Sección

Artigos