A CHAPA PERDEU, E AGORA? O CASO DA EMPRESA PONTO CERTO EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i4.3474Mots-clés :
Estratégias de negócios, mudança organizacional, tomada de decisão.Résumé
Este caso de ensino apresenta as estratégias de negócios adotadas por uma pequena empresa de equipamentos eletrônicos, em um contexto de interferências políticas, decorrentes de mudanças vivenciadas a cada troca de gestão do seu principal cliente. A empresa, denominada neste estudo como Ponto Certo, necessitou se reposicionar no mercado frente ao impacto de tais mudanças. Situações como estas estão presentes no cotidiano de muitas empresas, que, quando ocorrem, precisam se posicionar e alinhar suas estratégias de negócios frente a um ambiente organizacional com grandes mudanças políticas, sociais, tecnológicas e culturais. Nestes casos, as grandes decisões referentes a essas mudanças ficam a cargo do proprietário ou gestor principal da organização, que objetiva o crescimento e desenvolvimento de sua empresa. O caso possibilita ao professor explorar temas como estratégia empresarial, mudança organizacional e tomada de decisões estratégicas. Após a análise da situação apresentada, os alunos são convidados a discutir sobre o papel do gestor, propondo estratégias para a tomada de decisão. O caso é finalizado com notas de ensino e sugestões de aplicação em aula.Téléchargements
Publié-e
29/03/17
Numéro
Rubrique
Caso de Ensino
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.