ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS
DOI :
https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i2.5515Résumé
Este artigo analisa o discurso usado pela organização Hortifruti, como estratégia empresarial de marketing para aumentar a competitividade, atendendo as necessidades de consumo e satisfazendo o imaginário dos consumidores. A Hortifruti desenvolveu uma campanha publicitária, em quatro fases, com o emprego de elementos semiodiscursivos, que atendem os objetivos e estratégias de marketing. A pesquisa, qualitativa e descritiva, realizou um estudo de caso, realizando pesquisa de campo e entrevistas. Os recursos semiodiscursivos dos textos publicitários da campanha e as entrevistas foram analisados com a metodologia buscada à Análise do Discurso Francesa (ADF), que é uma teoria linguística e semiótica, de origem estruturalista. Os conceitos de marketing estratégico e de relacionamento forneceram o contexto para a análise discursiva efetuada. Os resultados alcançados permitem concluir que a eficácia das fases da campanha se deveu ao emprego de discursos linguísticos e imagéticos, comuns à cultura dos clientes da Hortifruti, que incluem elementos semióticos, além de metáforas, jogos de palavras, chistes e humor, e que funcionam como recursos para atração e retenção dos clientes.Téléchargements
Publié-e
19/09/17
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.