A ASCENÇÃO E QUEDA DO IMPÉRIO X
DOI :
https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i4.5854Mots-clés :
Ascenção. Queda. Império X. Teoria da Agência. Teoria da Divulgação.Résumé
O presente caso narra a trajetória do empresário Eike Batista desde seus tempos de estudante de engenharia, passando por seu primeiro empreendimento na mineração de ouro, ascensão a “maior empreendedor do Brasil” e homem mais rico do Brasil, até o declínio de seu grupo, culminando no pedido de recuperação judicial pessoal e de suas empresas. A partir de sua história é possível observar diversos pontos fulcrais que contribuíram ora para seu crescimento, ora para seu insucesso. Os fatos narrados destinam-se a uma reflexão que instigue estudantes e profissionais das áreas de Ciências Contábeis e Administração a relacionarem tais acontecimentos práticos à Teoria da Agência e à Teoria da Divulgação. Ainda assim, dada a abrangência do caso quanto à trajetória do empreendedor citado e do ciclo de vida de suas empresas, pode ser aplicado sob outras temáticas relacionadas a Finanças e Empreendedorismo.Téléchargements
Publié-e
02/12/18
Numéro
Rubrique
Caso de Ensino
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.