PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS FRENTE AO AVANÇO DA TECNOLOGIA
Mots-clés :
Comportamento organizacional, Tecnologia, Profissões, Mercado de trabalho, profissionaisRésumé
O presente estudo objetivou analisar como se comportam os profissionais da área de serviços frente ao avanço tecnológico e ao surgimento de novas profissões, logo a pesquisa justifica-se por trazer dados atuais sobre como está ocorrendo a evolução tecnológica e quais os impactos causados no mercado de trabalho, além de ampliar a visão dos profissionais com relação às novas oportunidades que a tecnologia tende a trazer para o mercado. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, com realização de estudo de campo e utilizando a abordagem quantitativa. A coleta deu-se por meio da aplicação de questionário à 249 profissionais atuantes na área de serviços na cidade de Santa Maria/RS. Os resultados encontrados evidenciam que os profissionais consideram as inovações tecnológicas importantes, têm ciência de que a robotização de algumas profissões irá acontecer, mas não acreditam que suas profissões em específico serão extintas.
Références
AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS. Brasil cai duas posições no principal ranking internacional de inovação. Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, 2019. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/07/brasil-cai-duas-posicoes-no-principal-ranking-internacional-de-inovacao.html>. Acesso em: 08 de abr. de 2020.
ANEFALOS, Lilian Cristina; MENAS, Andressa Jociane Franzotti. Proposta de mapeamento tecnológico para o setor hortícola, 2019. Associação Educacional Dom Bosco, 2019. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/artigos2019.php?pag=291>. Acesso em: 08 de abr. de 2020.
CARMO, Elisangela Gisele. Envelhecimento e as novas tecnologias: a inclusão digital e tecnológica na preparação para a aposentadoria e sua influência na qualidade de vida. Rio Claro: UNESP, 2016.
COZBY, Paul. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. 1. Ed. São Paulo, Atlas, 2003.
FERNANDES, Felipe Rodrigues. As mudanças provocadas pela indústria 4.0 no mercado de trabalho. Porto Alegre: UFRGS, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, Atlas, 2008.
JUNIOR, Tarciso Prado; BELLI, Valdemiro Cequinel; MEDEIROS, Lucas. Substituição de pessoas por máquinas e o uso da inteligência artificial pelo mercado segurador. Curitiba: 2020. Administração de empresas em revistas. Volume 2, Número 21, 2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia científica. 7. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
LUCCHESI, Rafael. O futuro do trabalho e oportunidades com a indústria 4.0. Conj. & Planej., Salvador, n. 196, p. 88-91, Jan/Jun. 2019.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
PERASSO, Valeria. O que é a 4ª revolução industrial e como ela deve afetar nossas vidas. BBC News Brasil, 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309>. Acesso em: 18 de abr. de 2020.
POMPEU, Bruno; SATO, Silvio Koiti. Juventude, tecnologia e inovação: uma construção mítica na contemporaneidade. Rio de Janeiro: UFF, 2017. Revista Mídia e Cotidiano. Artigo Seção Temática Volume 11, Número 3, dezembro de 2017.
RODRIGUES, Ana Tércia Lopes; XAVIER, Leonardo Montes. Indústria 4.0 e avanços tecnológicos da área contábil: Perfil, percepções e expectativas dos profissionais. Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2019.
SACOMANO, et al. Indústria 4.0: Conceitos e fundamentos. São Paulo: Bucher, 2018. Disponível em: <https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/164117/pdf/0?code=RNBzowlbIuBzeH7B9D2r0jSBhDZjLzV55tZElv5zQNnHS2lQdhD/zhKxPqc2inraaIP+Y2YmP5qZAXS9VgzaiA==>. Acesso em: 11 de abr. de 2020.
SEBRAE. Indústria 4.0 a moda a caminho do futuro. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RJ/Anexos/Industria%204_0%20-%20WEB.PDF>. Acesso em: 20 de abr. de 2020.
SILVA, Marcelo Pimentel. Impacto das novas tecnologias de informação e análise de dados nas empresas e nos profissionais de controladoria e finanças: Possíveis mudanças de comportamento dos profissionais de controladoria e finanças devido às novas tecnologias da informação. São Paulo: FGV, 2019.
TRINDADE, Cássia Gestine; NOSELLA, Paolo. Profissões em vias de desaparecimento: a identidade dos trabalhadores de ofício frente à ofensiva do capital. Belo Horizonte: 2010. Trabalho e Educação. Volume 19, Número 1, dezembro de 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8646/6157> Acesso em: 20 de abr. de 2020.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia da pesquisa. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2006.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.