“SHHHH! NÃO DIGA UMA PALAVRA!”
QUAIS OS MOTIVOS PARA O SILÊNCIO DO INDIVÍDUO NO TRABALHO? ITINERÁRIOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES
DOI :
https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i2.9805Résumé
Objetivo: A partir de uma lacuna identificada na literatura, este estudo busca analisar o estado da arte sobre silêncio no trabalho e identificar os motivos que levam os indivíduos a ficar em silêncio no trabalho, a partir dos itinerários da produção científica internacional. Além disso, esta análise inspirou a proposição de uma agenda com novos desafios de pesquisa.
Originalidade/valor: Esta pesquisa sinaliza um esforço inicial em mapear o campo do silêncio no trabalho a partir dos itinerários de pesquisa e que avança nas investigações de temas emergentes no campo da gestão, principalmente no cenário brasileiro. Ainda, foi possível identificar e sistematizar os motivos que levam os trabalhadores a ficarem em silêncio, o que inspirou a proposta de um modelo conceitual. Os resultados aqui coligidos podem servir como um diagnóstico para gestores compreenderem este fenômeno e seus efeitos nas organizações.
Design/metodologia/abordagem: Este estudo trata de uma revisão sistemática da literatura com abordagem descritiva e qualitativa, realizada na base de dados da Web of Science. Os 57 artigos foram analisados por meio do Software RStudio (biliometrix e biblioshiny) e software VOSviewer.
Resultados: A partir da revisão foi possível realizar um mapeamento dos itinerários da produção científica internacional, destacando o perfil das publicações e análise da estrutura conceitual da temática por meio do acoplamento bibliográfico, sendo possível identificar os motivos dos indivíduos para o silêncio enquadrados em um modelo conceitual. Além disso, também realizou-se a análise de evolução temática e, por fim, uma agenda de pesquisa para estudos futuros foi desenhada.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.