ENDOSSO DE CELEBRIDADES E INTENÇÃO DE COMPRA DE CHUTEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i4.1973Palavras-chave:
endosso de celebridade, intenção de compra, atributos, Repertory GridResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a influência dos atributos de celebridades do futebol na intenção de compra de chuteiras. Para isto, utilizou-se de uma abordagem interdisciplinar de múltiplos métodos, a partir das técnicas de Repertory Grid, Escalonamento Multidimensional e Regressão Múltipla. Os resultados evidenciaram que não existe significância estatística entre a intenção de compra de chuteira e os atributos dos endossantes: postura, imagem, histórico, clube em que joga e o fato de ser jogador de seleção. Os atributos dos endossantes que influenciaram a intenção de compra foram: carisma, uso de marca famosa, posição que joga, habilidade e profissionalismo. Constatou-se que os dois últimos exercem uma influência inversa. No caso de uma relação direta mais forte esta foi evidenciada no atributo carisma. O estudo fornece um modelo aplicado a fatores que interferem na intenção de compra, unificando o entendimento das relações funcionais acerca dos atributos dos endossantes.O presente artigo tem como objetivo analisar a influência dos atributos de celebridades do futebol na intenção de compra de chuteiras. Para isto, utilizou-se de uma abordagem interdisciplinar de múltiplos métodos, a partir das técnicas de Repertory Grid, Escalonamento Multidimensional e Regressão Múltipla. Os resultados evidenciaram que não existe significância estatística entre a intenção de compra de chuteira e os atributos dos endossantes: postura, imagem, histórico, clube em que joga e o fato de ser jogador de seleção. Os atributos dos endossantes que influenciaram a intenção de compra foram: carisma, uso de marca famosa, posição que joga, habilidade e profissionalismo. Constatou-se que os dois últimos exercem uma influência inversa. No caso de uma relação direta mais forte esta foi evidenciada no atributo carisma. O estudo fornece um modelo aplicado a fatores que interferem na intenção de compra, unificando o entendimento das relações funcionais acerca dos atributos dos endossantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.