CADEIA DE SUPRIMENTOS VERDE DE FORNECEDORES DE FRIGORÍFICO CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i2.2726Palavras-chave:
Sustentabilidade. Estratégia. Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde. Agroindústria. FornecedoresResumo
O objetivo deste estudo consiste em analisar as práticas de gestão ambiental adotadas pelas empresas parceiras da Agroindústria Alfa, localizada em Santa Catarina. Foram pesquisados profissionais da área de Suprimentos e Recursos Humanos, totalizando 2 sujeitos pesquisados via entrevista semi-estruturada. Nas empresas terceiras foram pesquisados os gerentes, assim como os funcionários, totalizando 68 respondentes do questionário e 6 entrevistados. As práticas incorporadas na gestão da cadeia de suprimentos dos fornecedores da empresa Alfa sobremaneira são de cunho reativo, pautadas no cumprimento de requisitos legais e exigências compatíveis com o setor de atuação. São um importante passo para a criação de uma cadeia de suprimentos verde. Entretanto, demandam um longo caminho de consolidação e de amplo reconhecimento por seus colaboradores. O papel da empresa Alfa é essencial na indução da GSCM na cadeia de suprimentos como um todo. Entretanto, medidas mitigadoras associadas ao impacto da cadeia de suprimentos nas mudanças climáticas, biodiversidade, saúde e segurança do colaborador, inovação sustentável se tornam necessárias. Tratam-se de práticas cujos resultados ocorrem no longo prazo, mas que são duradouros e impactam diretamente sobre toda a sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.