DESAFIOS DE MULHERES NA LIDERANÇA DE UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS
Resumo
É recorrente a discussão sobre a inserção de grupos minoritários nos diversos setores da sociedade, sendo um destes, as mulheres, que por muitos anos lutam para galgar espaços mais representativos na gestão das organizações. O presente estudo teve como objetivo compreender as barreiras à gestão de mulheres reitoras em universidades comunitárias pertencentes a Acafe. A natureza da pesquisa é qualitativa, onde utilizou-se o tipo de pesquisa exploratória. Para análise das informações utilizou-se dados secundários, provenientes do evento III Panorama de Gestão Universitária Catarinense, realizado pela FURB em maio de 2019. Na análise do relato das Reitoras, pode-se perceber que questionamentos, insinuações, necessidade de mostrar o trabalho, de convencer as pessoas de que são capazes e qualificadas, são desafios comuns no processo de gestão dessas mulheres. Constatou-se ainda que ambas convergem ao entender que a experiência e reconhecimento profissional na academia foi ponto fundamental para galgar tal cargo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.