A atualidade de A vida de Brian, do Monty Python

Autores

  • Leonardo Antunes Cunha UniBH

Palavras-chave:

Comédia, Cinema, Narrativa Cinematográfica

Resumo

Este artigo desenvolve uma argumentação a respeito da atualidade do filme A vida de Brian, realizado pela trupe britânica Monty Python em 1979. Mais de 30 anos depois, a obra permanece contundente em sua sátira acerca do fanatismo, seja ele religioso ou político. Também se discutem as repercussões e a polêmica levantada pelo filme à época de seu lançamento e que, curiosamente, ainda se repetem quando de novas exibições. Finalmente, o artigo discute a estrutura narrativa do filme, apontando um equilíbrio entre duas matrizes da narrativa cômica no cinema: aquela mais episódica, calcada em esquetes ou piadas, e uma outra mais clássica, baseada em uma intriga bem amarrada.

Biografia do Autor

Leonardo Antunes Cunha, UniBH

Leonardo Cunha (Doutor em Artes/Cinema pela EBA/UFMG. Professor universitário desde 1997, no Uni-BH e na PUCMinas. Autor de cerca de 50 livros, entre crônicas e literatura infantojuvenil)

Referências

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CUNHA, Leonardo. Variações sobre o mesmo tonto - o herói cômico e a construção dramatúrgica do humor no cinema de Francis Veber. Tese de Doutorado. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

HORTON, Andrew S. Laughing Out Loud. Berkeley: Univ. of California Press, 2000.

KING, Geoff. Film Comedy. London: Wallflower Press, 2002.

PROPP. Vladimir. Comicidade e Riso. Trad. Aurora Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ed. Ática, 1992.

Downloads

Publicado

03/01/14