Walter da Silveira: entre a crítica de cinema e a análise fílmica

Autores

  • Rafael Oliveira Carvalho Universidade Federal da Bahia

Resumo

Embora a crítica cinematográfica e a análise fílmica possuam ambas suas distinções teórico-metodológicas, pretendemos observar de que forma essas duas fronteiras se interconectam. A partir de um corpus de análise que engloba alguns textos do crítico de cinema baiano Walter da Silveira, propomos uma observação sobre as funções, atribuições e particularidades que as duas vertentes analíticas carregam, buscando assim identificar o teor interpretativo de cada um.

Biografia do Autor

Rafael Oliveira Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia e mestre pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (GRIM). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Referências

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. 2. ed. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2004.

BORDWELL, David. Making meaning: inference and rhetoric in the interpretation of cinema. USA: Harvard University Press, 1991.

CARVALHO, Maria do Socorro Silva. A nova onda baiana: cinema na Bahia 1958/1962. Salvador: EDUFBA, 2003.

CARVALHO, Ludmila Moreira Macedo de. A crítica da crítica: um estudo da metodologia da crítica jornalística de cinema. 2002. 85f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.

CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder: Uma análise da mídia. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.

COELHO, Marcelo. Jornalismo e crítica. In: MARTINS, Maria Helena (Org.). Rumos da crítica. São Paulo: Editora Senac, 2007.

GOMES, Regina. Crítica de Cinema: História e influência sobre o leitor. Revista Crítica Cultural. Santa Catarina, PR, vol. 1, n. 2, 2006. Disponível em http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/critica/0102/05.htm>. Acesso em 12 fev. 2012.

PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. São Paulo: Contexto, 2006.

SETARO, André. Escritos sobre cinema: trilogia de um tempo crítico. (Org: Carlos Ribeiro). Salvador: Udufba: 2010. 3 v.

SILVEIRA, Walter da. Walter da Silveira. O eterno e o efêmero. (Organização: José Umberto Dias). Salvador: Oiti Editora e Produções Culturais LTDA, 2006. 4 v.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio Sobre a Análise Fílmica. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.

Downloads

Publicado

25/07/14