Netscapismo, as mídias sociais e a constituição do sujeito: Entre a conexão contínua e o desamparo
Palavras-chave:
Internet, mídias sociais, conexão, solidão, desamparo.Resumo
Esse trabalho busca abordar as mídias sociais e a influência nos modelos de expressão das individualidades que delas decorrem. Argumenta-se que essas ferramentas de conexão estabelecem novas formas de agenciamento de subjetividades, facilitando a evitação do desconforto por meio da imersão na rede. Dado o cenário de intensificação do uso de aparatos relacionais móveis, procurou-se compreender, a partir da pesquisa bibliográfica, as implicações subjetivas e na apresentação de comportamentos, catalizados por certos tipos de interação virtual na vida cotidiana. São observados o contexto atual de acesso, a utilização de interfaces e o compartilhamento de informações, o status de realidade presente nas interações, a fuga do desamparo e outras consequências da utilização das mídias sociais por parte dos sujeitos no âmbito da cultura contemporânea.
Referências
BARBOSA, M. K. Viver conectado, subjetividade no mundo contemporâneo. Ide, v. 35, n. 55, p. 89-101, 2013.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
__________. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
BAUMAN, Z. LYON, D. Vigilancia líquida. Expresso Zahar, 2014.
CETIC – Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Pesquisa sobre o Uso das TICs no Brasil. São Paulo; CETIC, 2013.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. In: FREUD, S. Obras completas. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1930/2010, p. 8-89.
PEW RESEARCH. Emerging Nations Embrace Internet Mobile Tecnology. Pew Internet & American Life Project. 2014. Disponível em www.pewresearch.org. Acesso em 29/06/2014.
QUINET, A. Um Olhar a Mais: Ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 2002.
SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana, v. 11, n. 2, p. 577-591, 1903/2005.
SHIRKY, C. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
TURKLE, S.. Alone together: Why we expect more from technology and less from each other. New York: Basic Books, 2011.
__________. Connected, but alone? Estados Unidos: 2012, 15 min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=t7Xr3AsBEK4. Acesso em: 10/07/20132012.
VIEIRA, M. A. Da realidade ao real: Jacques Lacan e a realidade psíquica. Pulsional. Revista de Psicanálise. São Paulo, v. 174, p. 56-60, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.