O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIO
Resumo
Nesta pesquisa, trata-se de compreender a construção do enunciado no telejornal pelos sujeitos envolvidos na mediação: enunciador/narrador e enunciatário/público, por meio da Teoria Semiótica – Semiótica Discursiva –, baseada, metodologicamente, nos principais autores que tratam do tema no tocante às informações relativas ao poder das mídias, bem como da relação entre mídia e público. A relevância do trabalho de pesquisa consiste em analisar os papéis assumidos pelo destinador e o destinatário na construção dos enunciados no telejornal para compreender a visibilidade dos cidadãos relatados em textos de reportagens em TV, com as características do chamado "Novo Jornalismo" ou "Jornalismo Literário". Uma forma de aprofundar-se no perfil de pessoas anônimas ou não e permitir que elas se identifiquem com o público/destinatário. O processo criativo que desenvolve esse tipo de narrativa trata das peculiaridades dos personagens, suas singularidades, uma forma de humanizar o texto ao retratar o fato jornalístico e torná-lo de fácil leitura do público.Downloads
Publicado
30/06/10
Edição
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Artigos
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