Design Digital e Interfaces Sociais: um estudo da interface do Twitter

Autores

  • Gabriela da Silva Zago Universidade Federal de Pelotas
  • Camila de Almeida Polino Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Interfaces sociais, Sites de rede social, Twitter

Resumo

O trabalho tem por objetivo identificar e caracterizar um tipo específico de interface digital, as interfaces sociais. Para tanto, parte de um referencial teórico que procura situar as interfaces sociais como um subtipo de interface digital, caracterizada por sua proximidade com conceitos como interação mediada por computador, redes sociais na internet e sites de rede social. Após definir e identificar tipos e elementos das interfaces sociais, realiza-se um estudo exploratório qualitativo das transformações ao longo do tempo do site de rede social Twitter. Os resultados permitem perceber mudanças na interface da ferramenta ao longo do tempo buscando atender a diferentes necessidades de interação social do usuário ao utilizar a o Twitter. 

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Zago, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora dos cursos de Design Gráfico e Design Digital na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Camila de Almeida Polino, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa da UFPel (PBIP-UFPel).

Referências

ALMEIDA, Adriel. Design de Interfaces Sociais: projetando uma interface híbrida entre Behance e LinkedIn. 2014. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Pelotas, Curso de Design Digital.

BERNERS-LEE, Tim. Weaving the Web. San Francisco: Harper Collins, 1999.

BONSIEPE, Gui. Design: Do Material ao Digital. Florianópolis: Fiesc, 1997.

BOYD, danah; ELLISON, Nicole. Social network sites: Definition, history, and scholarphip. Journal of Computer-Mediated Communication, v.13, n.1, 2007.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

CRUMLISH, Christian; MALONE, Erin. Designing Social Interfaces. O’Reilly Media, 2009.

ELLISON, Nicole; BOYD, danah. Sociality through Social Network Sites. In: Dutton, W.H. (Org.). The Oxford Handbook of Internet Studies. Oxford: Oxford University Press, p. 151-172, 2013.

GARRETT, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for web. New York: New Riders, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

LEMOS, André. Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MEMÓRIA, Felipe. Design para a Internet. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2005.

O’REILLY, Tim. What is Web 2.0? O’Reilly Media, 2005. Disponível em <http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html>. Acesso em 23 mar. 2014.

PORTER, Joshua. Designing for the Social Web. Berkeley: New Riders, 2008.

PRIMO, Alex. Interação Mediada por Computador. Porto Alegre: Sulina, 2007.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

VAN DIJCK, José. The Culture of Connectivity. Oxford: Oxford University Press, 2013.

Downloads

Publicado

17/12/15